sábado, 6 de agosto de 2011

PROJETO KRIOLO - PERCUSSÃO E ARTE













1-Organização: o projeto é assistido pela ASSOCIAÇÃO FILANTRÓPICA MORADA DO SOL-AFIMS, CNPJ - 11.831.560/0001-04, R. Sebastião Ferreira de Oliveira 214 - JARDIM MORADA DO SOL  PRESIDENTE PRUDENTE – SP ,CEP 19.097-500;em atividades, sócio culturais focando o bairro Jardim Morada do Sol, e residencial Belo Galindo, na zona norte  de Presidente Prudente (SP)
2- Público–Alvo: jovens e adolescentes em risco de marginalidade
3-Justificativa: o projeto é desenvolvido para incrementar, as atividades sociais, e culturais que já vem ganhando volume no bairro. Contempla a questão ambiental na reciclagem das latas de óleo e graxa de 20 litros,entre outras embalagens, que são transformadas em tambores, fabricados na própria OFICINA DE PERCUSSÃO
 4-Objetivos :
gerar inclusão social através da percussão
moldar no caráter dos alunos,  valores como cidadania,  princípios éticos e morai
resgatar das ruas, jovens, crianças e adolescentes das influências da marginalidade
ensinar a tocar um instrumento de percussão,fabricado pelas mãos de quem o toca, criando um vínculo de auto-estima entre aluno e instrumento musical

5-Conceito : desenvolvemos a visão, de que o ser humano desvalorizado como uma lata de sucata, pode ser mudado, revolucionado e refeito, tornando-se um cidadão de grande valor na sociedade, como as latas sujas que se tornam tambores com sons perfeitos.



PROJETO KRIOLO – PERCUSSÃO E ARTE

O PROJETO KRIOLO busca a valorização da cultura afro-brasileira, através do ensino de instrumentos de percussão. A base são tambores de latas e latões reciclados, entre outros objetos, fabricados no próprio projeto, que assumem sonoridade de instrumento musical,dentro de suas formas e utilidades .
A reciclagem desses materiais, busca fortalecer também, a conscientização ambiental.

LOGOMARCA DO PROJETO:

1-um “L” de liberdade, em forma de Pelourinho colocado na contramão da nossa história.
Nós afro-descendentes lutamos desde a escravidão, pela coisa mais óbvia e natural,concedida a todo ser humano : a liberdade. Estaremos sempre, na contramão de qualquer força, que tente nos privar do direito de ser livres.

2-Cores: o amarelo a riqueza, o vermelho o sangue do povo africano,o negro os povos africanos de todas etnias, o circulo  verde , o Brasil.
A riqueza do Brasil custou o sangue do escravo africano, que até os nossos dias, serve de assoalho para sustentação sócio-econômica de nosso país.

3-O desenho estilizado de um rosto afro em perfil, se reporta a nossa própria identidade negra que não pode ser negada

4- as duas linhas paralelas, se reportam a escravidão no Brasil; sendo que uma linha,  corta os elos da escravidão pelo meio,representando a resistência do povo negro.
A corrente com elos partidos em cor vermelha , simboliza a destruição escravocrata pelo sangue escravo derramado em mais de três séculos de opressão.
A linha livre e reta, representa o destino de um povo livre.

OS TAMBORES : são históricamente em todas as culturas mais antigas, os instrumentos mais conhecidos. O PK [ PROJETO KRIOLO ], leva através de seus tambores não apenas as formas de como toca-los, mas também as formas de fabrica-los, agregando a todo esse aprendizado cultura e cidadania, em palestras educativas.
Os tambores desenvolvidos pelo PK são chamados TRITANS,sendo que o nome inicial do projeto foi TAMBORES DE JESUS.
PK / CONCEITO : “crioulos não são  mestiços negros”. São negros que fizeram mestiço todo um país. A liberdade sempre quebra grilhões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário